terça-feira, 5 de outubro de 2010

Chegada em Rondônia e a mudança de vida a partir do Projeto Terra Sem Males

A nossa chegada em Rondônia foi em 1985 vindos do sul do Brasil em busca de uma vida diferente da que se tinha e uma nova forma de trabalho, em busca de sucesso e encantado com a quantidade de terra que se tinha para trabalhar aqui.
E então vivendo aqui é que vimos que a realidade era diferente e deveríamos ter uma atitude diferente com a terra. E começamos a pensar em um dia trabalhar sem destruir, e como fazer isso? Se fomos educados para limpar tudo sem pensar na natureza e precisávamos criar gado?
Quando pessoas como nós saiamos do sul a idéia era usar a terra a todo custo e sempre usar veneno pra isso.
Mas em 1986 com o nascimento de nosso primeiro filho isso começou a mudar no pequeno quintal onde se produziam hortaliças sem agrotóxico, mas essa atitude radical causou nas pessoas certo estranhamento e até reprovação, mas nos não desistimos e hoje toda a nossa propriedade é livre de agrotóxicos.
Então não podíamos pensar só em nós precisávamos de mais, precisávamos encarar as pessoas que pensavam de forma diferente e agir a esse respeito, pois a atitude deles teria conseqüências para todos.
E ficamos muito felizes por encontrar um grupo com esse pensamento que é o Projeto Terra Sem Males. Mudamos para Cacoal e descobrimos que para nos juntar a ele era necessário ser indicado por uma pessoa que já pertencia ao grupo, e assim se certificaria das ações agroecológicas. Assim fomos indicados e ingressamos no Projeto em 2005.
Nossa propriedade tem o nome de Sitio Santo Antonio ela possui pastagens, seringueiras, belas nascentes e um grande quintal que estamos desenvolvendo algumas experiências como os pés de cupuaçu no meio das seringueiras. Estamos tentando revitalizar e recuperar um solo que era pastagem há 30 anos e isso só esta sendo possível pois o projeto nos da sustentabilidade.
Com suas visitas técnicas o grupo troca informações e praticas, conhece a vida de nossa família, o entrosamento, tanto que passamos a pertencer a Grande Familia do Terra Sem Males. Adquirimos cada vez mais conhecimento e compartilhamos as dificuldades. .
O que o projeto tem de mais bonito é a proposta de viver em harmonia com a natureza. Pensando o todo da propriedade, aproveitando cada produto e subproduto, com isso, produzimos, doce de leite, queijo, frutas, verduras, geléias, galinhas, porcos, para venda e nossa sobrevivência,sempre com a preocupação de preservar as raças crioulas.
            Esse projeto é o nosso presente e nosso futuro e nosso desejo é que todos vivam essa idéia.

Antonio Custódio, Fátima de Freitas, e sua fillha Luiza família do projeto Terra Sem Males de Cacoal